Pesquisa personalizada

30 de set. de 2009

Twitter para que serve e como usar

Como

O Twitter é uma nova ferramenta que está se tornando uma febre na Internet e muitos brasileiros já se aderiram a essa nova moda. Embora algumas pessoas que ainda não se familiarizaram com essa ferramenta achem que ela é apenas uma perda de tempo ou um amontoado de frases sem sentido, o Twitter vem se mostrando uma ferramenta com mil e uma utilidades.


Mas afinal para que serve o Twitter?



• Para ler as notícias, existem muitas empresas de informação, jornalistas e pessoas bem informadas que compartilham essas informações via Twitter.





• Para manter-se informado sobre quais são os livros que seus amigos estão lendo, as musicas que estão ouvindo, os filmes que estão assistindo, enfim é uma ótima forma de conseguir dicas preciosas para seu dia a dia.





• Saber o que os seus amigos estão fazendo. Se você quer saber o que seus amigos andam fazendo os lugares que andam frequentando é só da uma olhada no twitter que você vai ficar por dentro de tudo em apenas um clique.







• Comentar sobre os outros. Se você que elogiar uma atitude de alguém que fez algo legal, criticar uma pessoa que fez algo que não te agradou ou ate falar mal de algum político o Twitter é o lugar certo.







• Mandar micro-scraps. Se você que desabafar, que compartilhar alguma informação, que falar qualquer coisa sobre qualquer assunto, publicar aquela frase que você ouviu outro dia e ate mesmo escrever algo sem sentido apenas porque deu vontade, o Twitter é seu lugar.




Para empresas o Twitter tem se mostrado uma ferramenta indispensável que pode ser usada de varias formas como:



• Estabelecer conexão com clientes - dar vazão aos entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum motivo não conhecem ou não deixam comentários no blog da empresa.





• Escutar - saber receber elogios e críticas, acompanhar a conversa sobre assuntos de interesse da empresa de uma maneira que não é possível por outros veículos, fazer perguntas, estar onde a conversa está e não esperar o cliente entrar em contato, aproveitar a força do testemunho espontâneo, utilizar esse material para produzir relatórios periódicos.





• Humanizar a empresa - mostrar que existem pessoas de verdade que se preocupam com seus clientes, favorecer a participação e o interesse de funcionários e ex-funcionários que acompanham a atuação da empresa pelo Twitter, ser capaz de falar sobre coisas ruins, promover a transparência.





• Informar - o Twitter se torna uma extensão do blog para compartilhar novidades, educar o consumidor em relação a informações erradas, responder na hora tirando proveito da possibilidade de falar em tempo real.





• Promoções - atrair clientes ativos na rede organizando eventos presenciais, distribuindo brindes. No caso de empresas de entretenimento, é possível realizar encontros com fãs, distribuir fotos exclusivas e twitar ao vivo de eventos.




Como usar o Twitter?


É bem simples, alias para alguns, simples demais. A única coisa que você tem que fazer é colocar uma mensagem de no máximo 140 caracteres incluindo espaço sobre qualquer assunto como:


• O que você está fazendo
• Algo que você está vendo
• Algo que você quer fazer
• Algo que você quer que os outros vejam
• Ou qualquer outra coisa que você queira escrever


Essa mensagem vai ficar aparecendo como sua mensagem atual e será enviada para todos os seus seguidores (followers). O Twitter também é social, ou seja, você também pode ver o que seus amigos estão escrevendo, tornando-se assim um follower (seguidor). Para isso basta clicar em followers na coluna da direita da pagina do Twitter que você será levado para uma pagina com seus seguidores, para seguí-los é só clicar no ícone "follow" que aparece logo depois da mensagem de cada um Toda vez que seu amigo mudar a mensagem dele, você irá receber a mensagem na sua página do Twitter.


Mesmo que você troque sua mensagem, ela ficará armazenada na sua página pessoal, na parte de arquivo.


Cuidado, não dá para editar a mensagem, portanto pense bem antes de escrever.


Como adicionar amigos ao Twitter?


Você simplesmente precisa ir até a página dele e clicar em "Follow", ou seja, Seguir, tornando-se um Follower e recebendo que ele colocar daqui para frente.


O botão "follow" fica logo abaixo da imagem da pessoa no canto superior esquerdo do twitter.


Como encontrar meus amigos no Twitter?


Para encontrar pessoas no Twitter você pode usar a barra de procurar, acima das fotos das pessoas que você está seguindo. Para isso basta digitar o nome real ou o nome de usuário da pessoa que você está procurando. Você também pode procurar pessoas por cidade, estado ou pais para isso basta digitar "location" mais o nome do lugar onde você quer encontrar alguém.


Dá para acessar o Twitter através de programas?


Sim, tem vários programas que facilitam o uso do Twitter. Se você quer saber mais sobre esses programas leia a postagem Clientes Desktop e veja uma lista dos principais programas usados para acessar o Twitter diretamente da sua área de trabalho.


Como responder uma mensagem que alguém enviou?


Naquele mesmo campo onde você altera sua mensagem, você digita a mensagem que você quiser, e adiciona "@nomedapessoa" à mensagem.


Ex. @Guiadotwiter valeu pelo post ele é muito esclarecedor.
Valeu pelo post @Guiadotwiter ele e muito esclarecedor.
Ou: Valeu pelo post ele é muito esclarecedor @Guiadotwiter.


Qualquer uma das formas são válidas.


O que é RT no Twitter?


RT é chamado de ReTweet, que o ato de replicar uma mensagem que alguém mandou, dando os créditos e citando a pessoa. Para isso basta copiar a mensagem que você gostou colar no campo onde você escreve as mensagens e colocar antes da mensagem RT: @nomedapessoa.
Ex. Guiadotwiter escreveu essa mensagem:
"Veja as melhores dicas sobre o Twitter nesse blog http://tinyurl.com/yb3yahl"
Se você quer compartilhar essa informação com seus seguidores basta copiar essa mensagem e acrecentar RT: @Guiadotwiter antes da mensagem.
Ex. "RT: @Guiadotwitter Veja as melhores dicas sobre o Twitter nesse blog http://tinyurl.com/yb3yahl"


O Twitter promete em breve automatizar esse trabalho colocando nas mensagens a opção retweet this (retuitar isso) essa opção já esta presente em vários aplicativos usados para acessar o Twitter.


Como enviar uma mensagem particular para uma pessoa no Twitter?


Se você digitar D @nome-do-usuario antes da mensagem, a mensagem chegará apenas à outra pessoa, é o que chamamos Direct Message ou DM. A condição para isso ser possível é que a outra pessoa esteja te seguindo também. Outra maneira de fazer isso pela Web é clicando no botão “direct message” na coluna da direita da sua página do Twitter. E isso também pode ser feito usando aplicativos. Veja uma lista desses aplicativos nesta postagem.


O que são para que servem e como usar os encurtadores de URL no Twitter?


Encurtadores de URL são sites que diminui o tamanho de um endereço da Internet transformando http://guiadotwitter.blogspot.com/2009/09/twitter-para-que-s
erve-e-como-usar.html
em http://tinyurl.com/y9qddcm existem uma infinidade de sites que oferecem esse serviço veja nessa postagem uma lista com alguns desses sites.
No Twitter onde você tem um limitadíssimo espaço para escrever. Apenas 140 caracteres como já dissemos, se você usar URLs enormes como: http://guiadotwitter.blogspot.com/2009/09/twitter-para-que-serve-e-como-usar.html vai consumir todo seu espaço e não vai ter como explicar para seus followers do que se trata aquele link.
Para usar esse serviço é muito simples basta ir ate um desses sites digitar a URL que você quer encurtar no espaço indicado que o site o transforma em uma URL curta. Para saber mais sobre esses sites veja essa postagem.


Se você ainda tem dúvidas leia as postagens abaixo.




Como?
Como se cadastrar no Twitter.
Se você quer saber como se cadastrar no Twitter e personalizar sua pagina leia esta postagem.




O que é
O que é o Twitter
Se você ainda não entendeu muito bem o que é o Twitter vale a pena ler esta postagem.

O que é o Twitter


Tentar explicar o que é o Twitter não é uma tarefa fácil, mesmo para que já esta acostumado a falar sobre todos os assuntos relativos a web. Alguns dizem que é uma mistura de blog e MSN ou que é uma ferramenta para micro-blogagem. É complicado explicar o que é o Twitter porque não existem exemplos de serviços online parecidos que tenham se tornado conhecidos anteriormente.Então podemos comparar o Twitter com “um bar funcionando dia e noite:Bar a hora que você aparecer encontrará alguns frequentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá ficar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho, pode ficar ali sentado só ouvindo o que estão falando ou passar horas interagindo e trocando idéias”. (Essa é uma definição do E-book tudo que você precisa saber sobre o Twitter você já aprendeu em uma mesa de bar).


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações (mensagens pessoais de outros contatos) em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets", através da própria Web ou SMS.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que estejam seguindo aquele perfil. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na Internet, mas usando SMS existe uma cobrança da operadora telefônica.


Veja na imagem ao lado um exemplo de uma pagina de um perfil do Twitter e seu conteúdo.


Imagem Twitter

1) São as pessoas que seguem você. Tudo que você escrever será enviado para essas pessoas e elas poderão ler através de sua pagina do twitter ou outras varias formas disponíveis.
2) São as pessoas que você segue. Tudo que eles escrevem estará disponível em sua pagina e você poderá acessar esse conteúdo quando quiser e das diversas formas possíveis.
3) É seu avatar e seu nome de usuário.
4) É seu ultimo tweet.
5) São seus tweets publicados anteriormente.


Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foi lançado ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.


Outro uso da ferramenta é a publicação de microcontos, o que deu origem inclusive a um subgênero literário, a Twitteratura.


O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser mais bem explorada para esse fim.


No artigo publicado em 14 de abril de 2009, no "The New York Times", a jornalista Claire Cain Miller afirmou que a utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para aquelas empresas que desejam ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles.


Se você quer saber tudo sobre o Twitter a melhor forma é se cadastrando e ir aprendendo na pratica um pouco a cada dia.


Se você ainda tem muitas dúvidas leia estas postagens abaixo.




Como
Twitter para que serve e como usar.
Se você quer saber mais sobre o Twitter vale a pena ler esta postagem.





Como?
Como se cadastrar no Twitter.
Se você quer saber como se cadastrar no Twitter e personalizar sua pagina leia esta postagem.



Como se Cadastrar no Twitter

A nova onda da Internet agora é o Twitter, mas se você tem ouvido falar nessa novidade e não faz a mínima idéia do que se trata, não se preocupe. Veja esta postagem O que é o Twitter e fique por dentro dessa novidade.




Veja agora, como se cadastrar no Twitter e como personalizar sua página:



Acesse a página inicial do Twitter, clique em “Sign up now”.










Imagem do Twitter

Nessa próxima página você deve preencher o espaço (Full name) com seu nome. O espaço (Username – esse é o que irá aparecer no seu endereço – http://twitter.com/USERNAME) deve ser preenchido com um apelido, escolha algo que te identifique e , seja fácil de lembrar. O espaço (Password) é onde você deve colocar sua senha e no espaço (Email) coloque um Email válido. No espaço (type the words above) Escreva os dois códigos, separados por espaço. Quando tiver preenchido clique em “Create my account“.




Imagem do Twitter

Agora você pode ver se seus amigos estão no Twitter usando sua conta de email, para fazer isso basta digitar seu Email e a senha dessa sua conta de Email e clicar em "continue". Para pular essa etapa é só clicar em ("Skip This Step").









Imagem do Twitter

Agora você pode adicionar automaticamente algumas pessoas ao seu Twitter. Vai aparecer algumas opções de pessoas para você seguir, a maioria são pessoas famosas americanas. Se você não quiser seguir essas pessoas basta desmarcar o quadro (Select All) e aguarde pois irá sumir todas os avatares (”fotinhos”) à direita da tela aí é só clicar em "finish".







Se você quiser seguir alguma dessas pessoas basta selecionar quem você gostaria de seguir e clicar em ""Finish"".












Agora você já está cadastrado no Twitter e essa será a sua página pessoal.



Alguns detalhes desta página:


o retângulo escrito "What are you doing?" é para você escrever o que está fazendo (lembre-se, só pode escrever até 140 caracteres incluindo espaços.) na direita você vê seu nome de usuário e abaixo dele aparecem quantas pessoas você está seguindo (”following“), quantas pessoas estão te seguindo (”followers“) e quantas vezes você mandou mensagem (”updates“)





Imagem do Twitter

Agora é só procurar seus amigos ou pessoas famosas para segui-las, clique em (Find people).


Você pode achar seus amigos no Twitter pela sua conta de email (basta colocar sua senha do email em “Email Password“).Em seguida clique em (continue).








Imagem do Twitter
Ou então procurar pessoas pelo nome, clique na aba escrito “Find on Twitter” (”Achar no Twitter“). No espaço escrito (Who are you looking for) escreva o nome da pessoa que você quer ver se tem Twitter (por exemplo, AlexandreMLM)). Você pode procurar pelo nome de usuário, pelo primeiro nome, pelo segundo nome ou pelo nome todo. Em seguida clique em (search).




Imagem do Twitter
Na página seguinte você vai ver todo os Twitters com o nome que você digitou. Se for quem você está querendo seguir basta clicar em follow.

Agora que você já se cadastrou é só personalizar sua pagina o Twitter oferece a oportunidade de você mudar as cores da pagina e o background e adicionar algumas informações a seu respeito. Para isso basta clicar em settings, ao abrir a pagina você encontrará varias opções de configurações como:




Imagem do Twitter
Account (conta) é onde você vai adicionar algumas informações a respeito da conta que acabou de criar.
Alguns campos já vão estar preenchidos com as informações que você deu no momento do cadastro é o caso de Name (seu nome),Username (seu nome de usuário),e seu E-mail.
• O campo “Time Zone” (zona de horário que você pertence) já vem preenchido com um valor que deve ser alterado para (GMT -03:00) Brasília ou o horário de sua região.
• O campo “More info URL”deve ser preenchido com o endereço de alguma página pessoal sua. Ex: Um blog ou um perfil seu em alguma comunidade como orkut por exemplo.
• O campo “One line Bio” é onde você deve falar um pouco sobre você mesmo com no máximo 160 caracteres.
• No campo “Location” é onde você coloca sua localização. Ex. cidade, estado, pais.
• Na opção “linguage” só tem duas opções, Inglês e Japonês é só escolher a que mais lhe convier.
• Em “Protect my tweets” se você marcar essa opção só as pessoas que você aprovar poderão te seguir e ver o que você escreve.


Imagem do Twitter
A próxima pagina é “password” se você quiser trocar sua senha é só digitar sua senha atual no campo Current Password e em seguida digitar a nova senha no campo New Password e no campo Verify New Password e depois clicar em change, pronto você já trocou sua senha.




Imagem do Twitter
A próxima página é “Devices” onde você poderá cadastrar seu celular para usar o Twitter para isso basta colocar o seu número nos campos disponíveis no primeiro campo coloque o código do pais seguido do sinal de+ para o Brasil é +55 e no segundo campo coloque o seu numero Ex. 3891474845. Se você quiser receber mensagens do Twitter marque a opção “It’s okay for Twitter to send txt messages to my phone. Standard rates apply” e clicar em save.


Imagem do Twitter
A próxima página é Notices aqui você define como o Twitter se comunica com você.
• Ao marcar a opção “New Follower Emails” você receberá um E-mail toda vês que tiver um novo seguidor.
• Ao marcar a opção “Direct Text Emails” você recebera uma mensagem toda vês que alguém te enviar uma mensagem direta.
• Ao marcar a opção “Email Newsletter” você receberá E-mail sobre as ultimas novidades internas do Twitter.
Escolha as opções que você desejar e clique em save.


Imagem do Twitter
A próxima pagina é “Picture” é onde você adiciona sua foto para isso basta clicar em escolher arquivo escolha uma foto em formato JPG, GIF ou PNG com o tamanho máximo de 700 kb e clique em save.











Imagem do Twitter
A próxima página é “Design” é onde você poderá mudar a aparência de sua pagina. Você poderá escolher um tema ou criar uma pagina com a sua cara.











Imagem do <br />Twitter
Ao clicar em change backgroung você poderá usar uma imagem de seu computador para ser usada como backgroung, você tem três opções usar uma imagem grande que ocupe a tela inteira, mas lembre-se, a imagem não pode ultrapassar 800 kb e deve ter a dimensão de 1200 por 1600 px para que ocupe a tela inteira em qualquer computador ou você pode usar uma imagem pequena que será repetida até cobrir todo o fundo da tela para isso basta marcar a opção "tile background". Você tem ainda a opção de usar uma imagem de tamanho médio que ficará no canto superior esquerdo da tela e usar a cor de fundo combinando com a imagem para isso é só desmarcar a opção "tile background".


Imagem do Twitter

Ao clicar em “Change design colors” você verá cinco quadro cada um se refere a uma parte da pagina.


• background é onde você escolhe a cor de fundo da pagina
• text é onde você escolhe a cor do texto
• links é onde você escolhe a cor dos links
• sidebar é onde você escolhe a cor da bara lateral de sua página
• sidebar border é onde você escolhe a cor da borda de sua barra lateral


Ao clicar em cada quadro aparece um seletor de cores onde você poderá escolher as cores que mais te agrada e conforme você vai mudando as cores com o seletor você poderá ver as mudanças em tempo real.


Bem agora que você já criou sua conta e a deixou sua pagina com a sua cara, você está pronto para Twittar a vontade.



Como


Leia também: Twitter para que serve e como usar.





TwitterMail

TwitterMail

O TwitterMail é uma ótima ferramenta que veio para facilitar a vida dos Twiteiros. Com algumas funcionalidades que são muito úteis e uma incrível facilidade para criar uma conta essa, é com certeza uma das ferramentas que mais facilitam a vida de quem é viciado no Twitter e também para que usa o Twitter profissionalmente.


Para se criar uma conta no TwitterMail basta ir até o site do TwitterMail colocar seu Username e sua senha do Twitter nos campos indicados e clicar em “get your Twittermail adress” e você será levado para uma pagina onde terá seu endereço secreto do TwitterMail (EX. x2cfh5@twittermail.com) e poderá alterar algumas configurações tudo muito simples.


Como usar o TwitterMail?




mail TwitterMail

Postar no Twitter


Envie um E-mail para seu endereço secreto do TwitterMail e o corpo da mensagem será publicado no seu perfil do Twitter. Para uma mensagem normal você deve sempre deixar o campo de assunto vazio.




camera TwitterMail

Envie fotos para o Twitter!


Tire uma foto com seu celurar e envie para o TwitterMail e ela será postada entre suas mensagens no Twitter. Tenha certeza de está enviando a imagem como anexo.
O TwitterMail usa o Twitpic para publicar suas fotos, ou seja, quando você envia uma foto usando o TwitterMail esta foto é publicada como imagem publica no Twitpic.com.




replies TwitterMail

Receba suas novas @replies (respostas) em seu E-mail.


As respostas aos seus tweets também podem ser recebidas na sua Caixa de Entrada. Contudo, essa vantagem pode ser um pouco mais demorada. Afinal, o pessoal do TwitterMail checa as suas “@” (“replies” – respostas) a cada 2 dias e envia um relatório com todas as vezes que o seu @nome foi citado. Isso pode ser alterado em settings, marcando a opção “replies off” na pergunta: Do you want @replies mailed?


Você também pode receber suas @replies instantaneamente por um ano para isso basta fazer uma doação de U$ 15,00 veja mais no site.





Veja a linha do tempo


Envie uma mensagem para seu endereço secreto com “Friends” ou “f” como assunto e você receberá uma mensagem com as 20 ultimas mensagens de todos os seus amigos.




toeter TwitterMail

Enviando mensagens longas.


Como no Twitter você tem o limite de apenas 140 caracteres se você pretende dizer mais o TwitterMail te ajuda. Você envia uma mensagem de qualquer tamanho pelo TwitterMail e ele publica os primeiros 140 caracteres com um link “Read More” (leia mais) no fim da mensagem.




Clock TwitterMail

Programe seus Tweets para serem publicados no futuro.


Para isso basta enviar suas mensagens normalmente para seu endereço secreto do TwitterMail adicionando no campo assunto quanto tempo o TwitterMail deve esperar para publicar seu Tweet. Ex. adicione +3 hours, 2 minutes e sua mensagem será publicada em 3 horas e 2 minutos dessa forma você pode fazer parecer que você está twitando dia e noite, mas atenção não use nenhuma outra palavra no campo assunto alem das palavras +3 hours ou +1 hour ou +1 week, 3 days enfim o tempo que você desejar seguido do sinal de + (nunca esqueça do sinal de + no começo)




fail_whale TwitterMail

O Twitter está fora do ar? Use o TwitterMail


Se o Twitter estiver fora do ar basta enviar suas mensagens normalmente para o TwitterMail que ele publicará sua mensagem assim que o Twitter voltar.




TwitterMail
Para mais informações, visite o site do TwitterMail.




26 de set. de 2009

Snapatar

Snapatar

Com o Snapatar você consegue mudar sua imagem de exibição no Twitter usando a webcam e este serviço on-line super simples.


Agora pode ter mais um aliado para deixar seu perfil sempre diferente e com novidades. Não estamos falando de twetts, mas sim de você, afinal o seu Twitter é a sua cara.


Você sabe que para trocar sua imagem de perfil no Twitter, precisa percorrer diversos caminhos, isso quando o site não está com problemas de lentidão. Contudo, com a ajuda do Snapatar, você pode mudar automaticamente sua foto. Já pelo nome do serviço é possível observar sua utilidade, pois a junção de Snap (Instantâneo) e Atar (abreviação de avatar).


Serviços on-line são conhecidos e ganharam destaque por serem fáceis de usar e com o Snapatar não é diferente. Um ponto favorável é que você não precisa de cadastro para usar as funções, sendo assim, basta conectar sua webcam, acessar o site do Snapatar, inserir seu usuário e senha do Twitter, sorrir e clicar em “Snap!”. Pronto! Seu perfil já está de cara nova.


Há ainda uma opção para enviar um twett aos seus seguidores todas as vezes que sua foto for alterada. Se você não quiser informar ninguém sobre a mudança, basta deixar desabilitar o campo “Send notification twett”.


Mesmo sendo simples de usar, vale lembrar que você precisa ter instalado o plugin Flash Player no seu navegador. E outro ponto importante é: tome cuidado na hora de fornecer seu usuário e senha em serviços on-line, muitos deles podem apenas farsas.


Porém, há quem queira ser diferente e inovar nos twetts e na variedade de imagens de exibição. Se seu objetivo é este, Snapatar pode ser útil.


Snapatar
Para conhecer o serviço é só visitar o site do Snapatar.





Veja abaixo mais algumas opções de serviços que vão te ajudar a deixar a sua página do Twitter com a sua cara.




Free Twitter Design
Free Twitter Designer
Com o Free Twitter Designer você pode criar novos designs e papéis de parede que cabem como uma luva na página do seu Twitter. Leia Mais.




Twitpaper
Twitpaper
Com o Twitpaper você dá um visual diferente à sua página do Twitter com um background que vai deixá-la muito mais atraente. Leia Mais.




Repper
Repper
Com o Repper você cria os mais divertidos padrões para qualquer aplicação em sites de relacionamento como MySpace, Twitter e outros. Leia Mais.



 

©2009 Guia do Twitter | by TNB